INSTITUTO DAS IRMÃS GRACIANAS

Home | Comunicação | Parceiros | Instituto das Irmãs Gracianas

UMA BREVE TRAJETÓRIA HISTÓRICA

O Instituto das Irmãs Gracianas, nasceu em Minas Gerais, numa pequena cidade – São Francisco do Glória – no ano de 1947. Um Instituto de vida consagrada, com a missão de Evangelizar e Catequizar; desde a fundação, as irmãs dedicam suas vidas em favor da catequese, dos pobres, das famílias, integrantes da Diocese de Caratinga e de outras dioceses onde são solicitadas.

Tudo começou com a coragem e audácia de Padre Bruno Konrad List, que ouvindo os apelos de Deus, colocou-se prontamente a iniciar a obra.

Pe. Bruno Konrad List Padre Bruno Konrado List nasceu em Wolfsberg no Schwarzantyal-Steimark, na Áustria aos 05 de abril de 1912. Seu nome de registro civil era Marcos Konrad List. Era o 4º filho de João List e Maria Platzer. Família religiosa que ele considerava abençoada. Razão que explica o seu ser extremamente piedoso, e um verdadeiro adorador de Jesus sacramentado onde bem retrata em seu poema: “O PRISIONEIRO DE AMOR” Tão só meu Senhor desconhecido, busca-lo de manhã na eucaristia e a tarde no sacrário, vai meu coração, a cada instante, em cada pulsação dizer-lhe que é constante pelos que lhes não são. Em 1924, já com seus 12 anos, foi admitido no seminário diocesano em Graz, e aos 17 anos ingressou-se na Sociedade do Divino Salvador, popularmente conhecida como “Salvatorianos”, uma congregação religiosa, fundada em Roma em 1881, pelo Padre Francisco Maria da Cruz Jordan. Estudou filosofia e teologia na Alemanha. Aos 26 anos ordenou-se sacerdote, aos 17 de julho de 1938. Sua Inteligência era singular. Era um poliglota. Dominava o francês, alemão, português e espanhol. Adquiriu o título de Doutor em Direito canônico e teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Dentre as várias atividades exercidas nos dois primeiros anos de sacerdote, atividades de curto prazo, destaca-se a função de capelão da Basílica Vaticana e deixou registrado, também, o período em que se instaurou a II Guerra Mundial. Neste período exerceu seu ministério muitas vezes entre a vida e a morte como capelão militar. Em meio a muito sofrimento tudo venceu, porém, com grandes problemas de saúde. Em 1940 foi enviado em missão no Brasil, São Paulo, residindo em Indianópolis, onde atuou como professor de Direito Canônico, Sociologias, História da Arte, Exegese do Antigo Testamento, hebraico e Teologia Moral, no Seminário Salvatoriano.

Nossos Fundadores – Ir. Rosa Irmã Rosa da Silveira Costa Irmã Rosa da Silveira Costa é a cofundadora e primeira superiora geral do Instituto das Missionárias de Nossa Senhora das Graças. Foi a primeira dos 13 filhos de Luiz Dias Costa e Maria da Conceição Silveira Martins, família santa e piedosa. Nasceu em 18 de janeiro de 1923 em São Francisco do Glória e faleceu no dia 28 de abril de 1991, em Caratinga (MG). Chama-nos atenção a entrega generosa de sua vida a Deus para dedicá-la aos irmãos. O Senhor aceitou a oferta e a tomou para si. Apesar de mostrar, desde muito cedo, vocação para a vida consagrada, só aos 24 anos de idade, em 1947 iniciou sua formação religiosa e 18 de janeiro de 1950 emitiu os votos perpétuos. Era de uma personalidade marcante: inteligente, religiosa de comprovadas virtudes. Em todo o percurso de sua vida consagrada, ela evangelizou por meio de seus trabalhos e testemunho de vida.

Durante os 44 anos governou o Instituto, com muita habilidade. Ela fez o Instituto crescer pelo amor numa doação total. Transmitia às Irmãs a riqueza interior de sua fé, testemunhava com seu modo de ser, pura e transparente, a presença de Deus. Em 1987, Irmã Rosa adoece gravemente e carrega a cruz do sofrimento. Foram quatro anos de intenso sofrimento. Aceitou tudo com paciência, no silêncio e na oblação. Dizia que: “diante do amor de Deus para conosco e da brevidade da vida, o sofrimento unido a Cristo, contribui para a redenção do mundo”. Na madrugada do dia 28 de abril de 1991, eternizou sua vida em Deus. Sua vida foi um livro aberto de virtude, de amor a Deus e à igreja de Jesus Cristo.

NOSSOS PADROEIROS

CARISMA, MISSÃO E ESPIRITUALIDADE

Na vivência do carisma cultivamos a simplicidade e a alegria, dispensando ternura e amor aos menos favorecidos, concretizando nossa missão em várias formas de serviços: pastoral, educação e obras sociais, onde se faz necessário a presença do Instituto. Em virtude deste carisma envidamos todos os nossos esforços, no hoje, para dar uma resposta às necessidades da Igreja, trazendo para a nossa missionariedade, a Fé, a Coragem e a Caridade que nos impulsionam a sermos abertas ao novo, mesmo em meios aos desafios, uma abertura   que nos leva estarmos atentas às recomendações do Papa Francisco:  “ser uma Igreja em saída.”

Nossa vocação se caracteriza pela centralidade na Eucaristia e em Maria.” POR MARIA TUDO AO SALVADOR”. Lema escolhido pelo nosso Fundador Padre Bruno Konrad List, pois, Maria é aquela que leva até Jesus, seu Divino Filho as nossas ações. Ela deu um sim sem reserva a Deus, ensinando-nos, a estar em adoração ao Deus feito homem como reza as nossas constituições.

Na Eucaristia estamos misteriosamente enraizadas, como Maria está enraizada no mistério da Redenção. Nós nos comprometemos a adoração diária, momento privilegiado de nosso encontro com o sagrado que o silêncio da escuta, orienta nossas vidas, nossos atos, nossa conduta e se torna sustento da nossa vida e missão.

ONDE NÓS ESTAMOS

O Instituto das irmãs Missionárias de Nossa das Graças está presente hoje em 3 estados do Brasil, sendo eles:

Minas Gerais

A qual foi o berço de fundação do Instituto. Estado a qual está localizado a maior parte das nossas comunidades.

Casa Central - Caratinga
São Francisco do Glória - MG
Casa de Formação Nossa Senhora do Rosário
Noviciado Santa Catarina Labouré – Caratinga/MG
Vermelho Novo - MG
Ipanema – MG
São Domingo - Rondônia
Onde estamos inseridas em 2 frentes de missão
São Francisco do Guaporé
Mato Grosso do Sul - Três Lagoas
Previous slide
Next slide

INSTITUTO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Rua Coronel Antônio Saturnino, 277

Bairro esperança

Caratinga-MG